sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Dieta e álcool definitivamente não combinam!

Eu sempre vejo pessoas que seguem a dieta à risca, de segunda a sexta-feira, mas não conseguem evitar uma(s) cervejinha(s) no fim de semana. Se você costuma fazer isso, é bom repensar os seus hábitos ou reduzir suas expectativas em relação aos resultados. 

As bebidas alcoólicas não têm valor nutricional algum, só muitas calorias. E sem essa de querer justificar as escapadas dizendo que cerveja é diurética!!! Mesmo composta por 95% de água, a cerveja tem etanol suficiente para desidratar seu  organismo. O álcool inibe o hormônio antidiurético, o que provoca aquela vontade de ir ao banheiro o tempo todo. O corpo perde líquido e a concentração de toxinas no sangue aumenta rapidamente. A cerveja, assim como as outras bebidas alcoólicas, também ajuda a aumentar a pressão do sangue. É claro que o efeito varia conforme a quantidade de etanol presente na bebida e a quantidade ingerida, mas eu posso garantir que álcool e dieta não combinam. 

Entre outras coisas, o álcool: 

- Atrapalha a capacidade do organismo em absorver os nutrientes;
- Causa desidratação;
- Diminui a taxa de açúcar no sangue;
- Eleva os níveis de cortisol (hormônio do catabolismo);
- Diminui os níveis de testosterona, influenciando negativamente o processo de ganho de massa muscular;
- Causa deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C. Vitaminas de extrema importância para quem busca aumento de massa muscular.

Se beber demais, você certamente vai sofrer os efeitos da ressaca no dia seguinte. Não vai se alimentar direito e nem ter forças para treinar. Além disso, o álcool deixa seu corpo desidratado por um ou mais dias. Essa desidratação diminui em aproximadamente 20% a síntese proteica. Músculos hidratados criam um ambiente favorável ao anabolismo. Músculos desidratados, ambiente favorável ao catabolismo. Cerca de 90% do álcool ingerido é absorvido na primeira hora, mas a eliminação demora de 6 a 10 horas. De uma forma de simples compreensão, o organismo interpreta o álcool como se fosse açúcar! Isso faz com que o pâncreas produza mais insulina para quebrar o açúcar no sangue. Assim, o nível de glicose diminui e a pessoa pode ter uma crise de hipoglicemia. Cada grama de álcool fornece 7 calorias, densidade calórica inferior apenas a gordura, que fornece 9 calorias por grama. 

A água é fundamental no processo de recuperação do organismo. Ela repõe os líquidos perdidos e auxilia na remoção das toxinas acumuladas. Se você não abre mão das bebidas alcoólicas, ok! Mas tenha consciência do que está fazendo. Se você procura ter resultados expressivos na musculação, evite bebidas alcoólicas ao máximo. Para quem busca detalhes no desempenho ou no corpo, uma cervejinha no fim de semana, pode sim fazer toda a diferença. Beba menos. Hidrate-se bem (se possível, antes de começar a beber, tome uma garrafa de água e faça opções mais saudáveis de tira-gostos). Quando chegar em casa, tome um shake proteico (mix proteico por exemplo) antes de dormir para minimizar o efeito catabólico do álcool. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário