- Atualizado em
Ceia saudável para o Natal tem nozes, salpicão leve e bacalhau com salada
Por Natália de Oliveira Rio de Janeiro
Porém não quer dizer que você não possa saborear as delícias destas festas, basta fazer algumas substituições tanto de ingredientes, quanto de alguns pratos por inteiro. Por exemplo, como aperitivos o ideal é consumir nozes, castanhas, pistache e amêndoas, pois são boas fontes de gorduras insaturadas que auxiliam no controle das taxas de colesterol. Frutas secas como figo, tâmara, ameixa e damasco também são opções de beliscos. São ricas em fibras e promovem a saciedade.
Nozes, castanhas e amêndoas são boas fontes para controlar as taxas de colesterol (Foto: Getty Images)
A castanha do Brasil também é uma excelente opção como petisco na ceia, apresenta boas doses de selênio
que é um potente antioxidante. Este mineral irá combater os radicais
livres, contribuindo para o retardo do envelhecimento. Para que se
mantenha a tradição dos pratos desta época de uma forma mais saudável, é
importante também se evitar alimentos processados, dando sempre
preferência para os alimentos in natura, de forma mais tradicional,
frescos e de qualidade. Se programe para evitar de preparar aquela
original ceia farta e calórica, porém não é necessário ficar somente a
base de saladas a noite inteira.Algumas alternativas saudáveis para cada prato de fim de ano são simples e viáveis de serem preparadas. Como entrada para a ceia, preparações como salpicão e saladas podem ser mais leves e saborosos. O típico salpicão preparado com maionese e batata palha, pode ser substituído por pasta de soja ou iogurte natural, suspendendo a batata para tornar o prato mais saudável.
Opte sempre pelo frango cozido ou grelhado com temperos caseiros para o preparo do salpicão, evite acrescentar presunto ou frango defumado. Ambos são ricos em aditivos químicos e temperos artificiais, além de muito sódio. As saladas de folhas e legumes podem ser utilizados sem cautela. Na salada de folhas cruas por exemplo, podemos adicionar sementes para dar um sabor especial tipo: sementes de abóbora, girassol e linhaça, aumentando ainda mais a sensação de saciedade.
Para o prato principal, procure retirar as carnes vermelhas, dando preferência para as carnes brancas, pois são menos calóricas. As carnes magras tipo frango orgânico e peixes, sendo assados ou cozidos, são as opções mais saudáveis sempre. Utilize condimentos como: gengibre, cúrcuma e pimenta para melhorar o paladar. Evite consumir o tender, é um embutido a base de carne com excesso de sal. O chester também deve ser banido, apesar de ser uma carne branca, enquanto animal, recebe uma quantidade alta de hormônios para favorecer o seu crescimento.
Bacalhau com salada: uma boa opção de proteína com baixa quantidade gordura (Foto: Getty Images)
Esses hormônios são prejudiciais a saúde. O peru e o tender são outros
tipos de carnes que devem ser evitadas pois já vem temperados com
glutamato monossódico e outros aditivos químicos. Opte pelo frango
assado. As carnes suínas tipo pernil não devem fazer parte do prato
principal. Por ser uma carne de porco, apresenta muita gordura,
substitua pelo lombo que é uma parte mais magra. O clássico bacalhau é
uma boa opção de proteína com baixa quantidade de gordura. Prepare sempre com vegetais e um azeite de boa qualidade. Atenção aos hipertensos, cuidado com o excesso do bacalhau, é um peixe normalmente salgado.Como sugestões para acompanhamento, evite frituras e carboidratos refinados. O arroz branco por exemplo é pobre em nutrientes, opte sempre pelo arroz negro, vermelho ou até mesmo por outros grãos como lentilha e grão de bico. Na farofa para ficar mais saudável, adicione legumes ou frutas. Ingredientes como presunto e bacon devem ser cortados pois tornam a farofa muito gordurosa. Bebidas mais saudáveis também devem fazer parte da sua ceia mais light.
Refrigerante certamente não está entre elas. Substitua por sucos como de uva integral, blueberry e de cranberry para manter o clima festivo. São bebidas fontes de antioxidantes, reduzem o colesterol, favorecem a proteção ao câncer e ao envelhecimento precoce. Ainda existem as águas aromatizadas com rodelas de frutas cítricas como laranja, limão ou morango.
É uma outra opção saudável e menos calórica. Sirva bem gelada e com pedaços de gengibre ou folhas de hortelã para dar mais sabor. A tradição natalina pode ser mantida sem culpa pelos excessos, porém estar com o máximo de excelência no seu modo de preparo.
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / E
Nenhum comentário:
Postar um comentário